Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo Em 2008, expedição realizada pela Gazeta do Povo mostrou os contrates do Iguaçu. Nova jornada pelo rio começa no próximo domingo
ESPECIAL

Expedição vai revelar os contrastes do Rio Iguaçu

Gazeta do Povo, RPC TV e UFPR iniciam jornada pelo mais importante rio do estado. Roteiro inclui análise de água dos principais trechos 08/04/2011 21:02:12 JOÃO RODRIGO MARONI

A partir de amanhã, equipes de reportagem da Gazeta do Povo e da RPC TV iniciam uma expedição conjunta pelo mais importante rio do estado. Em apenas cinco dias de viagem, o grupo vai percorrer – de carro e de barco – os principais trechos do Iguaçu, revelando tanto paisagens majestosas quanto graves problemas ambientais. Partindo de Curitiba, onde o rio está bastante poluído, a jornada termina no próximo dia 15, em Foz do Iguaçu, no encontro com as águas do Rio Paraná.

Graças a uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Expedição Ao Rio Iguaçu, que faz parte das ações do projeto Águas do Amanhã, promovido pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), também vai analisar a qualidade da água em vários trechos do rio. Para isso, dois técnicos da universidade vão acompanhar a expedição. Usando uma sonda de última geração, eles serão capazes de medir instantaneamente 15 parâmetros de qualidade da água. “Essas análises incluem temperatura, condutividade elétrica, amônia, nitrato, pH, clorofila, oxigênio dissolvido, entre outros fatores importantes para a caracterização ambiental”, explica Antonio Ostrensky, professor da UFPR e coordenador técnico do Águas do Amanhã. Levantamento tão completo como este, e acompanhado de perto por jornalistas, nunca foi feito antes em rios brasileiros.

Contrastes

A cada dia, o grupo de técnicos e repórteres vai percorrer um trecho diferente do Iguaçu, mostrando os contrastes do grandioso rio. Além de acompanhar a expedição através dos jornais da RPC TV, o público poderá acessar boletins diários on-line aqui no site, com fotos e notícias sobre o dia-a-dia das nossas equipes. Ao final da jornada, o conteúdo da expedição vai render ainda um suplemento especial Águas do Amanhã, na Gazeta do Povo, e um programa Meu Paraná, na RPC TV.

“Se o trabalho servir para fazer as pessoas pensarem sobre os temas que serão mostrados ao longo da expedição, ela já terá valido a pena”, argumenta Ostrensky. Segundo ele, a população precisa perceber que o Iguaçu não pode mais ser tratado com indiferença, sobretudo do ponto de vista ambiental. Ao contrário do que vem ocorrendo há décadas. “É esse rio cheio de contrastes, de usos múltiplos, que iremos percorrer e conhecer um pouco melhor, assim como gostaríamos que os leitores também conhecessem”, explica.

Em 2008, a Gazeta do Povo, em iniciativa pioneira, percorreu o Iguaçu das nascentes até sua foz, mostrando incríveis paisagens ao longo do rio, bem como o lixo acumulado no trecho próximo à Curitiba. A expedição rendeu uma série de belas reportagens e despertou a vontade retomar a ideia em 2011.

 

>Sugira algum trecho do rio para ser visitado pela nossa equipe ou simplesmente comente o que achou da iniciativa. Basta cadastrar-se na nossa COMUNIDADE.